Emagreça com respeito pelo seu corpo

Todos os dias somos bombardeados com uma verdadeira imensidão de diferentes opções alimentares, seja quando numa mercearia, hipermercado, escolhemos os produtos com os quais encheremos a despensa e frigorifico, seja quando optamos por ir comer fora de casa, tendo de seleccionar um restaurante. As novidades são muitas e, quase sempre, acompanhadas de publicidade irresistível. 

Contudo, e essencial distinguir, de entre toda a oferta, o que é saudável para o seu corpo e o que é nocivo, quais são alimentos que deve privilegiar e aqueles cujo consumo deve ser moderado ou até mesmo evitado, de forma a manter-se o mais saudável possível e a evitar um autêntico manancial de doenças. E chegada a altura de fazer opções.  

O principal aspecto que determina se a pessoa está a aumentar, a manter ou a baixar de peso é o total de energia (calorias) consumida e o total de energia gasta. Se o consumo energético é superior ao gasto, estão reunidas as condições para acumular gordura em excesso. Conseguir o peso certo é o fruto de diferentes variáveis: constituição, alimentação e estilo de vida.

A perda de peso deve ser realizada progressivamente e com acompanhamento médico. O conceito de dieta tem vindo a limitar-se exclusivamente a regime para emagrecer, associando se a dietas monótonas e punitivas, o que é outra incorreção. 

15 truques para evitar o excesso de peso e acumulação de celulite

-Não dispense o pequeno-almoço com pão integral ou cereais integrais com leite e iogurtes magros e uma peça de fruta 

-Beba muita água

-Não “salte” refeições

-Não esqueça as proteínas. Alimentos proteicos como carne magra, frango ou peixe devem fazer parte do prato principal, pelo menos, uma vez ao dia

-Mastigue bem os alimentos

-Abuse do sabor das verduras

-Utilize especiarias e ervas aromáticas ( ao invés do sal)

-Para temperar os seus pratos e saladas prepare um vinagrete ligeiro, utilizando um pouco de azeite, um pouco de iogurte natural magro e uma pontinha de mostarda, tudo a gosto. Também pode usar sumo do limão e dos vinagres aromatizados 

-Consuma fruta. Ingerir 2 a 3 peças por dia corresponde a cerca de 200 a 300 calorias, e é a quantidade aconselhada nestas situações

-Organize bem a ementa. Preparar com antecedência os seus menus permite incluir na sua dieta diária todos os elementos nutritivos que são necessários, ajudando- a a afastar tudo o que faz engordar de forma gratuita

-Escolha bem ao comer fora

-Não seja radical. De vez em quando não receie e satisfaça um capricho com algo que ache realmente delicioso. Pode ser algo doce, como um pequeno chocolate ou um bolo, ou algo salgado, como algumas batatas fritas. Desde que seja uma situação pontual e pouco frequente, esta atitude não significa um risco para sua linha. Tente sempre optar por um doce mais saudável por exemplo chocolate preto ou bolos sem creme, secos. 

-Pratique exercício físico 

-Descanse e durma bem

-Controle o peso  

Outros factores importantes

O objectivo principal de nutrição de uma pessoa obesa é diminuição progressiva de massa gorda.

Existem outros objectivos secundários muito importantes, em que se destacam:

    • Manter o peso estável
    • Controlar o aspecto de celulite nas pernas ( em caso das mulheres)
    • Diminuir o risco de complicações
    • Reestabelecer o equilíbrio psicossomático
    • Corrigir erros de dietas anteriores
    • Modificar comportamentos alimentares anómalos

Muitos tentam erradicar a celulite engajando-se em um processo de emagrecimento, e fazendo dietas específicas. Embora o emagrecimento possa trazer alguma melhoria estética, esse, por si, não é um tratamento para a celulite. Muitas pessoas magras são portadoras de celulite, e emagrecer não é suficiente para se erradicar as mesmas. Há de se considerar ainda que várias pessoas bem gordas não têm celulite, exibindo uma pele lisa e hidratada

Beber água e essencial para a vida. O organismo é composto por quase 60% de água, pelo que as necessidades da ingestão de líquidos é determinante para evitar a desidratação e manter o equilíbrio hídrico. O homem pode passar até um mês sem comer, mas 5 dias sem beber podem ser fatais. A importância de água para um bom funcionamento de corpo humano é decisiva. Graças a ela, os órgãos funcionam e realizam os processos essenciais ao organismo. Por exemplo, contribui para dissolver os nutrientes contidos nos alimentos e assegurar o seu transporte até as células. Quanto as toxinas, a sua eliminação é realizada através da água, sob a forma de suor e urina. O equilíbrio da temperatura corporal é igualmente assegurado pela presença de água no organismo, daí que, sempre que está calor, ocorra a transpiração. Beba cerca de 1,5l água por dia e aposte ainda no consumo de sopa, vegetais e fruta.

Quantas vezes por dia deve se comer?

Muitos nutricionistas recomendam que se coma em cada três horas. As tradicionais 3 refeições diárias devem ser substituídas por cinco, ou seja, acrescente uma refeição a meio de manhã e outra a meio da tarde. Como o organismo necessita de manter as funções vitais ao longo do dia, reparta a necessidade energética total ao longo do dia, de modo a evitar uma ingestão calórica excessiva. É fundamental criar uma disciplina alimentar para que o organismo possa manter o seu ritmo de recebimento de energia, o que implica, claro, manter alguma organização em termos de horários. 

Alimentos enriquecidos: apostar na saúde

Lacticínios, ovos ou cereais são exemplos de alimentos reforçados com nutrientes essenciais. O seu consumo exerce efeitos benéficos no organismo, previne doenças e pode integrar tratamentos. Estes alimentos devem ser sempre incluídos numa dieta equilibrada e nunca consumidos isoladamente, para que possa sentir os benefícios nutritivos. Um dos exemplos mais conhecidos é o leite, enriquecido com ferro, cálcio, vitaminas e omega-3. Os iogurtes que permitem um maior controlo dos níveis de colesterol e das doenças cardiovasculares também estão em voga, a par dos iogurtes com probióticos que reforçam a imunidade. 

Os alimentos indispensáveis

Uma enorme variedade de alimentos, dos quatro cantos do Mundo, poderia vigorar nesta lista, porém, destacamos apenas alguns que pode encontrar numa superfície comercial bem perto de si:

ABACATE – reduz o colesterol, contem gordura monoinsaturada saudável para o coração, rico em fitoquímicos
ABÓBORA – possui muitas fibras, pouca gordura, alto teor de óleo vegetal insaturado, vitamina E e vitaminas de complexo B
AGRIÃO – rica em vitamina A( útil para a pele e visão), vitaminas de complexo B, vitamina C e sais minerais
ÁGUA – constitui 40-60% massa total de corpo humano, facilita digestão, contribui para manutenção de estrutura corporal
ALFACE – fonte de vitamina A e C, rica em acido fólico ,fósforo, potássio, antioxidantes e fibra, previne a obstipação
ALHO – diurético, cardiotónico, hipotensor, expectorante e desinfectante pulmonar, protector dos vasos sanguinos
ALPERCE – muito útil no combate de anemia, por ser rico em fibra, ajuda a regular o transito intestinal
ARROZ – fornece bastante energia e contribui para a absorção de proteínas, raramente provoca alergias
AVEIA – cereal bastante nutritivo, possui proteínas, ferro e cálcio, rica em fibras
AZEITE – rico em ácido oleico, aumenta os níveis de colesterol bom HDL, contém antioxidantes como vitamina E
CEBOLA – favorece as secreções digestivas, protege contra a obstrução dos vasos sanguinos.
CENOURA – rica em betacaroteno e vitaminas A, B1, B2, C e minerais essenciais, mantém estrutura óssea forte e saudável
CEVADA – baixa o colesterol, ajuda na função imunitária, rica em antioxidantes
CHÁ VERDE – bebida diurética, perfeita para emagrecimento e combate de celulite, tem efeitos anti-inflamatórios
COGUMELOS – antioxidantes, ricos em vitaminas B1,B2,B3,B5 e minerais-selénio e potássio, efeitos terapêuticos
COURGETTE – um dos vegetais menos calóricos e pode ser consumida de várias formas

Chá para emagrecer e perder barriga

Os chás para emagrecer são um óptimo recurso para completar a dieta, para quem pretende não só emagrecer, como também desinchar e perder barriga, além de serem uma óptima opção caseira e natural. O chá de gengibre, o chá-mate com limão e o chá verde, são alguns dos indicados, pois ajudam a contrariar a retenção de líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras.

Além disso, uma pitada de Pimenta Caiena, é uma óptima opção que pode ser adicionada a qualquer um dos chás para emagrecer, pois é fácil de utilizar e ajuda a aumentar ainda mais o metabolismo, favorecendo a queima da gordura

  • Chá de gengibre com abacaxi
  • Chá de hibisco com canela
  • Chá verde com amora
  • Chá mate com limão
  • Chá de feno-grego e alcachofra

Uma alimentação saudável e equilibrada conjunto com exercício físico e tratamentos estéticos ajuda alcançar o seu corpo de sonho e mante-o durante muitos anos.

Tire um tempo para fazer a sua alma feliz.

Sente-se cansado(-a), sem energia, deprimido(-a)? As vezes precisamos um mimo para nos sentirmos melhor, um tempo só nosso…

MARCA UMA CONSULTA GRATUITA COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS EM BEM-ESTAR