Alterações causadas pelo celulite na pele

O que é celulite

Celulite

A celulite é uma condição tipicamente feminina, que consiste na distribuição desigual de gordura, água e produtos metabólicos. Isso cria inchaço, interrompendo o funcionamento dos tecidos conjuntivos vizinhos e interrompendo a circulação sanguínea e linfática. Como resultado dessas alterações, uma estrutura característica semelhante à “casca de uma laranja” aparece na pele, isto é, a pele perde sua firmeza, sua superfície é dobrada, cheia de caroços. Tais alterações são mais frequentemente observadas nas coxas, nádegas, estômago ou braços.

Quando a celulite atinge um estado patológico avançado, o sistema vascular linfático já não e capaz de fornecer uma quantidade suficiente de moléculas de proteína e produtos catabólicos de espaço intersticial para o sistema venoso. A elevada concentração de proteínas no interstício provoca fibrose alterando assim as propriedades do tecido.

Formação de celulite

Formação de celulite

Tipos de celulite

 Actualmente, a celulite afecta quase 80-90% das mulheres em todo o mundo, independentemente da idade e do peso. Isso é possível porque existem várias variedades diferentes de celulite, na maioria das vezes elas determinam como é formada ou como avançada é.

 Lembre-se de que o combate eficaz à celulite deve ocorrer em várias frentes: dieta, exercício, cremes, tratamentos.

1. Retenção de líquidos

 A celulite pode ocorrer em qualquer mulher, porque ela sempre surge quando o ritmo hormonal natural é perturbado, o que regula o equilíbrio de água e gordura do corpo e, como resultado, quantidades excessivas de água permanecem nos tecidos. Por esse motivo, mulheres grávidas, adolescentes e mulheres na menopausa são particularmente suscetíveis à celulite, porque o corpo apresenta grandes flutuações nos níveis hormonais. É fácil reconhecer esse tipo de celulite: a pele espremida com os dedos está dobrada, inchada, tensa e brilhante. Para este tipo de celulite, não há necessidade de reduzir o peso, porque não é a gordura que causa a aparência desagradável da pele, mas a água acumulada no corpo. Massagem e dieta, eliminando sal e café, funcionarão da maneira mais eficaz nesse momento. Em suplementos e cosméticos, devemos procurar extratos vegetais: extrato de uva, pennywort asiático, ginkgo biloba, trevo-doce e algas, além de óleo de borragem. Eles afetam o selamento dos vasos sanguíneos, têm propriedades anti-inflamatórias e anti-inchaço, impedindo a retenção excessiva de água.

2. Celulite gorda

 A celulite gordurosa geralmente aparece em mulheres com muita gordura, em mulheres com sobrepeso e em mulheres com distúrbios metabólicos. É caracterizada pelo fato de a pele espremida não ser suficiente para mostrar nódulos, mas também dói. Este é o resultado da compressão de células adiposas excessivamente aumentadas nas terminações nervosas. Infelizmente, esse tipo de celulite é um oponente muito pesado e exige luta em muitas frentes, motivo pelo qual serão necessárias mudanças na dieta diária, atividade física sistemática e cuidados regulares. Devido ao grau de avanço da celulite, suas 4 fases também são diferenciadas. A partir da fase leve I, onde a celulite é completamente reversível e visível somente após a compressão da pele, até a fase IV, na qual as pápulas são grandes, dolorosas e frequentemente requerem consulta médica.

Tipos de celulite

Tipos de celulite

Tipos de celulite

Em que grau está?

Grau 1  

Alteração estética só é percebida quando há compresão local.
Assinomática
Presença de alterações de relevo, com leves ondulações.

Grau 2
Presença de alteração de relevo sem contração muscular os “furinhos” são visíveis mas não densos.
A temperatura pode ser menor nas regiões mais afetadas.
Menor circulação local.

Grau 3
Presença de retrações (“furinhos”) numerosas e visíveis sob repouso.
Pode haver alteração de cor (roxa ou vermelha).
Temperatura mais baixa na zona afectada.
Pode haver dor.

Grau 4
Presença de macronódulos e retrações com grandes ondlações.
Grande deficite circulatório.
Presença de dor intensa na zona afectada.
Temperatura mais baixa na zona afectada.

Causas da celulite

Mesmo que você não tenha uma grande predisposição para a formação de celulite, e sua economia de lipídios da água funcione perfeitamente, a celulite pode aparecer sob a influência de um estilo de vida adverso. Aqui está o que você deve evitar para não aumentar o risco de casca de laranja:

-Trabalhar atrás da mesa – 8 horas em posição sentada, praticamente sem movimento, com a perna dobrada na outra perna. Infelizmente, manter a mesma posição sentada ou em pé por um longo tempo leva a distúrbios circulatórios e edema.

–  Vida sedentária sem movimento – movendo-se principalmente de carro, baixa actividade física. Se você não se exercita regularmente, há um alto risco de você ingerir mais calorias do que pode queimar, resultando em depósitos de gordura, resultando em excesso de peso. 

-Vestindo roupas muito justas – especialmente calças, roupas íntimas emagrecedoras ou sapatos de salto alto. Infelizmente, essas roupas, embora muito eficazes, não permanecem indiferentes à nossa saúde. Pode causar relaxamento muscular, dificultar o fluxo de sangue e linfa nos membros, bem como contribuir para a estagnação de fluidos e, como resultado, o desenvolvimento da celulite.

0%
SPECIAL OFFER

Tire um tempo para fazer a sua alma feliz.

Marque um tratamento anticelulítico na Colina do Sol. Nos sabemos como combater a celulite de forma eficaz!

AVALIAÇÃO GRATUITA